alt

Paulo Renato Ardenghi

Paulo Renato Ardenghi é advogado, Mestre em Antropologia, professor convidado nos MBAs de Empreendedorismo e inovação da Pucrs e Gestão da Inovação da Unisinos, empreendedor. Considerado um dos principais líderes inovadores no setor público na atualidade atuou com Head de inovação na Prefeitura Municipal de Porto Alegre, participando ativamente de movimentos de inovação e transformação do Ecossistema da capital do Rio Grande do Sul. Atualmente ocupa a posição de CEO da empresa GOV.UP, é head latam do Startup Guide e colunista da revista MIT SLOAN.

Alex Canziani

Alex Canziani é o Secretário da Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, responsável por fomentar o ecossistema de inovação e tecnologia no estado. Com ampla experiência na vida pública, já foi deputado federal por cinco mandatos, atuando especialmente nas áreas de educação, desenvolvimento e inovação. Sua gestão busca aproximar a inovação da sociedade, promovendo iniciativas que conectam empresas, universidades e o setor público para estimular o desenvolvimento tecnológico e a cultura da inovação no Paraná.

Breno Alencar

Diretor de Inovação Aberta e Governança de Dados Diretor de Inovação Aberta na Emprel e Governança de Dados. Um dos idealizadores e fundadores do programa de inovação aberta EITA Recife. Curador das 13 edições dos concursos Hacker Cidadão. Prêmio Pessoa Inovadora do ano no Convergência 2025 Coordenada pela Emprel de iniciativas de Inovação Aberta, dados abertos, hub de dados, hackathon e living labs Recife.

Bruno Quick

Diretor Técnico do Sebrae Nacional, engenheiro formado pela Fundação Educacional Minas Gerais, com especialização em engenharia de tráfego. Atuação como Engenheiro de Planejamento e Produção. Especialista em Políticas Públicas pela Unicamp; Atuação Empresarial nas áreas de Indústria de Transformação, Comércio Varejista e Serviços de Tecnologia da Informação e Consultoria; Presidente da Associação de Lojistas do Shopping Del Rey; Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte; Presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial de Minas Gerais; Diretor de Comercialização e Articulação Regional do Sebrae Minas Gerais; foi Gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional. Coordenador da Assessoria Legislativa do Sebrae Nacional e responsável pelas ações voltadas à melhoria do ambiente de negócios, em especial medidas e parcerias relacionadas à efetivação do Estatuto Nacional da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte.

alt

David Xavier:

Turismologo, administrador - Atualmente e gerente da unidade de negócios, inovacao e tecnologia do Sebrae RN

João Hélio:

João Hélio Cavalcanti Júnior é Diretor Técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) desde 2005, com foco estratégico no desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Atuou no grupo Saint Gobain de 1971 a 1991 na área industrial, em São Paulo. Empreendeu no ramo comercial, atacadista e varejista no Nordeste de 1991 a 2008. Possui formação acadêmica em Administração de Empresas, pós-graduado em Engenharia da Produção e Engenharia de Produto, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, além de especializações em Desenvolvimento Territorial pela Universidade de Valência, Espanha, e em Desenvolvimento de Liderança na Università Cattolica Del Sacro Cuore, em Milão, Itália.

Marcos David

Marcos David acredita que a real inovação é uma forma de arte coletiva. Como Co-fundador e Curador do HackTown e Diretor Executivo da Clear Purpose, atua como articulador de redes que unem propósito, tecnologia e cultura. Seu trabalho revela o poder da colaboração e união entre criatividade, consciência e da tecnologia na construção de futuros mais inteligentes e humanos.

Wagner Lopes:

Wagner Lopes é graduado em Administração e mestre Inovação e Tecnologia pela UFRGS. Possui +10 anos de experiência em gestão estratégica de projetos e gestão empresarial, além de sólido track record com inovação e ecossistemas de startups em organização como Amcham Brasil, 4all e South Summit. Atualmente é o Country Manager do South Summit Brazil, um dos principais eventos internacionais de negócios, inovação e empreendedorismo que acontece no Brasil desde 2022.

alt

Marconi Neves Macedo:

Doutor em Administração (2021), Mestre (2012) e Bacharel (2009) em Direito, todos pela UFRN. Professor da UFRN; Chefe do Departamento de Administração Pública e Gestão Social (03/2024-); Membro da Comissão Própria de Avaliação (09/2023-) e Coordenador-Adjunto do Projeto Estudos e Pesquisas do Desempenho Institucional nas Ações Acadêmicas da UFRN (07/2025-); Conselheiro do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (11/2022-); Conselheiro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (11/2022-). Pesquisador nos temas "Avaliação e Financiamento da Educação Superior", "Avaliação, Planejamento, Finanças e Orçamento Públicos" e "Governança Global e Políticas Públicas". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Institucional e Políticas Públicas (GIPP) e do Núcleo de Inovação na Gestão Pública (NIGeP) da UFRN. Advogado licenciado inscrito na OAB/RN, ex-Presidente e ex-Membro da Comissão Especial de Direito e Economia (04/2019-10/2020), ex-Secretário (01/2018-12/2018) e ex-Membro (06/2017-01/2018) da Comissão de Compliance e Governança Corporativa, ex-Presidente (01/2013-12/2015) e ex-Membro (04/2010-12/2012) da Comissão de Relações Internacionais.

Daniela Uziel:

Daniela Uziel é formada em Medicina pela UFRJ, tem doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica e em Políticas Públicas pelo Instituto de Economia e é professora da UFRJ desde 2002. Desde 2017, vem se dedicando ao ensino de Inovação e de Empreendedorismo e, em parceria com outros colegas, recebeu o prêmio de educação empreendedora do Sebrae (rodada regional) em 2019. Seu foco de atuação e de pesquisa envolve os vários aspectos da interação academia-indústria, tendo produzido recentemente um painel de Empresas Fundadas por Alumni da UFRJ. Atualmente é Diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica da instituição (InovaUFRJ) e fomenta a parceria da academia com o setor produtivo através de convênios, transferências de tecnologia e outros dispositivos disponíveis.

Josiane Ferreira:

A Diretora Técnica para o quadriênio 2023-2026 é natural de Fortaleza/CE, formada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco, e especialista em Gestão Industrial pela Faculdade da Indústria. Atuou como Agente Local de Inovação por dois anos, em Caruaru. Foi Técnica do Projeto Extensão Industrial Exportadora - PEIEX, pertencente à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex-Brasil, realizando diagnósticos, capacitações e intervenções nas empresas participantes. Prestou consultoria para a Implantação do Monitoramento dos objetivos estratégicos dos Eixos Temáticos do Ministério da Integração em Brasília/DF. Há 10 anos, atua como analista do Sebrae Pernambuco, passando por diversas áreas, como gestora de projetos de desenvolvimento territorial, arranjos produtivos locais e desenvolvimento de lideranças, nas Unidades do Sertão do Araripe e da Mata Norte. Na Unidade Recife e Região Metropolitana, contribuiu com implementação de melhorias no atendimento com foco em novas tendências de mercado e estratégias digitais. Nos últimos dois anos, esteve à frente da gerência da Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco, em Petrolina, terceira maior cidade do Estado.

César Colini:

Atualmente é Gerente Regional Sul do SEBRAE/PR. Mestre pela UNICENTRO PARANÁ (2019) em Transferência de Tecnologia para Inovação, MBA em Administração de Negócios Internacionais pela UNINTER (2015), MBA em Empreendedorismo pela Universidade Positivo (2010), graduado em Ciência Contábeis pela FESP Curitiba (2001). Experiência em Consultoria de Implantação e Execução de Ecossistemas de Inovação; Especialista em gestão de empresas, modelagem de negócios inovadores e gestão de empreendedorismo e inovação.

alt

Josias Cebiropda Gavião:

Gerente de projetos na Assiza - Associação Indígena Zavidjaj Djiguhr

Giliard Barreto:

Fundador e diretor:@tmjrocinha / Fundador e Educador:@projeto_torre_verde / Trabalhou 10 anos como Agente de Saúde RJ/Cria da Rocinha

Marcos Pelegrina :

Marcos Aurélio Pelegrina é gestor público e articulador do ecossistema de inovação do Paraná. Atua como Diretor de Ciência e Tecnologia na SETI-PR, onde lidera o SEPARTEC+ (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos) e apoia iniciativas como AGEUNI, Fundo Paraná, Vale do Genoma e Paraná Faz Ciência, conectando universidades, governo municipal/estadual e setor produtivo para transformar pesquisa em desenvolvimento regional. Com foco em políticas de CT&I alinhadas à PECTI-PR e aos ODS.

alt

alt

alt

alt

Leandro Lima:

Engenheiro Civil, Tecnólogo em Processamento de Dados e Mestrando em Energias Renováveis, Especialista em Engenharia de Petroleo o Gas, Engenheria Rodoviária e Master BIM de Projetos, Leandro de Azevedo Lima é empresário e gestor público com mais de 30 anos de experiência em Tecnologia da Informação, Inovação e Engenharia. Atua como Presidente do Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (SRI-NP) e do COMCIT – Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia de Jacarezinho/PR.

Danilo Cortez:

Doutor em Ciências Sociais; Mestre em Administração; Especialista em Gestão Pública, Educação Profissional, Gestão de TI, Gestão de Projetos Ágeis; Graduado em Administração, Filosofia e Teologia. Atualmente é Professor de Gestão e Empreendedorismo no IFRN, Membro da Governança do Vale do Seridó e Presidente do Conselho Municipal de Inovação de Currais Novos.

Vander Nicacio:

Analista de Sistemas, Especialista em Gestão de TI e Banco de Dados e Mestre em Ciência da Computação com foco em Design Thinking. Professor e empreendedor, nos últimos seis anos descobriu na inovação a força motriz para o desenvolvimento de negócios, tornando-se um entusiasta do ecossistema de startups, especialmente voltado para educação e transformação digital. Atualmente é Secretário Adjunto de Tecnologia da Informação no Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), Consultor de Inovação do Sebrae (Acre, Rondônia e Nacional) e Coordenador no Centro Universitário Uninorte.

Carlos Eduardo Sakagami:

Carlos Eduardo Sakagami tem sólida trajetória no Sebrae em Rondônia, onde atua há 23 anos, iniciando sua jornada ainda como estagiário da instituição. Com experiência nas áreas de gestão administrativa, inovação e planejamento estratégico. Demonstra versatilidade, tenho exercido diversas posições de destaque dentro do Sebrae em Rondônia. Administrador por formação, pós graduado em Agentes de Inovação com MBA em investimentos e Private Banking, Cadu, como é carinhosamente conhecido, atua conectado com as novas tecnologias e busca sempre a inovação e tecnologia, conduzido o time interno a buscar fontes de inspiração para novos modelos de intervenções junto ao público do Sebrae em Rondônia.

alt

Mattson Ranier:

Especialista em Gestão da Inovação, vereador desde 2021, Líder Potiguaras Valley, integrante da Governança do Ecossistema Local de Inovação de Currais Novos/RN desde a sua fundação, onde contribui com iniciativas voltadas à promoção da inovação como ferramenta estratégica para o desenvolvimento territorial com forte articulação entre poder público, sociedade civil e setor produtivo.

Juliana Caminha:

Professora de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Itajubá desde 2011. Empreende e coordena diversos projetos de empreendedorismo nos Ecossistemas do Sul de Minas. Co-autora dos Livros Ensino de Empreendedorismo no Brasil e Hélices da Inovação. Acredita em empreendedores e na força dos ecossistemas de inovação.

Ana Raquel Calhau Pereira:

Ana Raquel Calhau é CEO da NexAtlas, uma plataforma digital de planejamento de voo e navegação aérea utilizada por milhares de pilotos. Com mais de uma década de atuação no ecossistema de startups - principalmente no Itajubá Hardtech, já apoiou mais de 150 negócios em dois países e foi reconhecida em prêmios nacionais e internacionais, como o BRICS Women’s Startup Contest, MIT Innovators Under 35 e o Prêmio Sebrae Startups.

Lara Franco:

Turismóloga e administradora por formação, com larga experiência no setor privado e público, em gestão de projetos e políticas públicas de desenvolvimento territorial e setorial. Nos últimos anos atua em programas nacionais de inovação pelo Sebrae.

alt

Marcus Dias:

Economista, coordenador de projetos no Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI. Possui 20 anos de experiência atuando em projetos de inovação, gestão da inovação, planejamento de ecossistemas de inovação e planejamento, implantação e operação de ambientes promotores da inovação.

Heverson Feliciano:

Atualmente atua como consultor do Sebrae/PR em projetos de ecossistemas locais de inovação, principalmente no Estação 43 – Ecossistema de Inovação de Londrina, já atuo como coordenador estadual de projetos de Desenvolvimento Local e de Ecossistema Locais de Inovação, também atuou como gerente regional por 15 anos. Graduado em Administração de Empresas, com especializações em Desenvolvimento Local e Territórial pela OIT/Turim, e em Formação de Grupos e Comunidades pela SBDG-Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos.

Ricardo Senna:

Economista, professor universitário, atualmente Secretário Executivo de CT&I do Governo de Mato Grosso do Sul, Conselheiro do SEBRAE-MS, Conselheiro do SESI-MS, Conselheiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Tecnologia do Mato Grosso do Sul. Também é consultor de empresas nas áreas de planejamento, estratégia, desenvolvimento regional e inovação.

Raquel Minas:

Graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2015) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) na Universidade de Brasília (2018). Analista técnico da Unidade de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Nacional, atuando nos projetos Ecossistemas Locais de Inovação e ALI Ecossistemas.

alt

alt

alt

alt

Caio Perecin:

Caio José Perecin: Doutor em Físico-química (IQSC/USP), mestre em Bioengenharia (IQSC/USP) e bacharel em Ciências Físicas e Biomoleculares (IFSC/USP). Atuou como pesquisador no Politecnico di Milano (Itália) e no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), onde desenvolveu projetos de inovação nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e microfluídica para atender demandas da indústria. Liderou a iniciativa de expansão do IPT no país e a criação da filial IPT Amazônia, em Manaus. Atualmente é Diretor de Operações no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA).

Jesper Rhode:

Fundador da Casa Dinamarca e ex-executivo na Ericsson e na Alstom, dinamarquês radicado no Brasil há 30 anos — liderou a digitalização da rede celular na Amazônia. Mentor (Hyper Island, Startup Farm, Oxigênio, Google for Startups), conecta estratégia e execução para transformar IA e robótica em impacto real. Fundador da TR4NSFORM, impulsiona energia renovável e redes de dados de próxima geração, atuando como conselheiro no Brasil e na Europa para ajudar empresas a construir futuros desejáveis.

Betina Giehl Zanetti Ramos:

Farmacêutica, mestre em Farmácia, Doutora em Química, especialista em biossegurança. Cientista empreendedora, fundadora e presidente da Nanovetores. Vice presidente de Relacionamento da Acate (Associação Catarinense de Tecnologia); Conselheira do Conselho Deliberarivo do CNPq. Autora de 25 artigos científicos e inventora de 16 patentes. Facilitadora FIB (Felicidade Interna Bruta).

Dani Leonel:

Eleita pela revista Exame em 2022 como uma das 11 mulheres que estão fazendo a diferença no mercado brasileiro de inovação. Atualmente está como Coordenadora de Inovação no HUB CNA, o Hub do Sistema CNA/Senar/ICNA. Profissional da área de Inovação, com 12 anos de experiência, atuando em hubs de inovação (aceleradoras, incubadoras de empresas e parques tecnológicos). Sólidos conhecimentos em desenvolvimento de estratégias e implantação de ações para criar e estreitar relacionamento com parceiros estratégicos; gestão da carteira de parceiros; atuar como elo de ligação entre parceiros e outros departamentos da empresa; fortalecimento das relações com os parceiros e identificação de oportunidades de negócios e cross-sell e up-sell; abertura de novos mercados nacionais e internacionais; desenvolvimento de novos negócios; prospecção de novos clientes. Conhecimentos em empreendedorismo, startups e habitats de inovação, com enfoque na proposição de alternativas para políticas públicas de inovação e para ações e programas oriundos de iniciativas governamentais; experiência em ministrar palestras sobre inovação aberta no Brasil e países latino americanos e realizar cursos e workshops nas áreas de Metodologias ágeis (Business Model Canvas, Design Thinking, Kanban e Scrum).

alt

Rafael Fassio:

Procurador do Estado de São Paulo, Mestre em Direito Econômico e Doutor em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Foi consultor externo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para contratações públicas para inovação e inovação aberta no Brasil e fellow em inteligência artificial e machine learning no Fórum Econômico Mundial, em São Francisco (EUA).

Cesar Wanderley:

César Wanderley é Advogado, Cientista de Dados, Escritor, palestrante e consultor especializado em licitações, contratos e inovação, com mais de 19 anos de experiência no setor público. É Doutorando em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Mestre em Amazônia e Políticas de Desenvolvimento - Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Pós-Graduado em Direito Público, Processo Civil e Direito Tributário. Autor e coautor de livros técnicos na área, também coordena formações práticas para gestores públicos e privados, com enfoque em inovação, integridade e inteligência artificial aplicada à contratação pública.

Thomaz Barbosa:

Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, ex Secretário de Planejamento e Orçamento de Arapiraca-AL. Pós graduando em transformação digital pelo IDP. Atuou dentro de diversos projetos de transformação digital do município como: - Central Integrada de Atendimento (CIDA) - Sistema de Fiscalização Urbana (FU) - Sistema de cadastro multifinalitario CIDAX - Redesenho do portal Integra - Sistema de Licenciamento Integrado (SLIN) com a REDESIM.

Danielle Abreu:

Danielle Abreu é Bacharel em Turismo pela Faculdade São Luís, Especialista em Gestão de Pequenos Negócios pela FIA - SP e MBA em Marketing e Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente é Analista Técnica do Sebrae/MA, na

Coordenação Estadual de Transformação Digital e Produtividade atuando na coordenação do movimento Mobiliza SLZ e na gestão de projetos na área de startups, ecossistemas de inovação, bioeconomia e economia criativa.

alt

João Eduardo Tourinho:

Engenheiro de formação, Eduardo Tourinho é CEO da Strivit e cofundador da 351 Associação Portuguesa de Startups. Ao longo da sua trajetória, tem liderado no Brasil e na Europa diversas iniciativas de desenvolvimento de startups e a implementação de estratégias de inovação aberta em grandes empresas. Atualmente, apoia empresas de base tecnológica na construção de caminhos para a sua expansão internacional, impulsionando soluções com alcance global.

César Reinaldo Rissete:

César Reinaldo Rissete é Economista pela Universidade Estadual de Maringá e Mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR. Especialista em Políticas Públicas pela UnicamP, Desenvolvimento Local e Competitividade Territorial pela CEPAL/ILPES e AECID. Atual Diretor Técnico do SEBRAE PR, ingressou no Sebrae em 2008, exercendo funções de coordenador e gerente do Sebrae/PR e no período 2019 a 2022 foi Gerente de Competitividade do Sebrae Nacional. Já trabalhou como consultor do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Economista do IPARDES, exerceu função de Coordenador de Estudos e Projetos da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná e Superintendente da Secretaria de Administração e Planejamento da Prefeitura de Curitiba. Também foi Conselheiro do Sebrae Mato Grosso e Conselheiro da ABDI e APEX. Já lecionou disciplinas de Empreendedorismo e Economia em cursos de graduação e pós-graduação (FAE, Universidade Positivo, PUC/PR, Unibrasil, Faculdade Santa Cruz).

Eduardo Azevedo:

Eduardo Azevedo é Especialista Sênior em Desenvolvimento de Ecossistemas no BID Lab, o laboratório de inovação do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento. Formado em engenharia química, liderou iniciativas de inovação aberta em diversos países da América Latina, apoiando governos e comunidades no desenvolvimento de soluções nas áreas de saúde, educação, mobilidade, saneamento e resiliência climática. Teve papel central nos primeiros pilotos de compras públicas com startups no Brasil e contribuiu para a criação de ferramentas de inovação hoje utilizadas por diferentes setores.

Guilherme Hoppe de Souza:

Nos últimos 17 anos, atuei no desenvolvimento de cidades inteligentes e na criação e desenvolvimento sustentável de ecossistemas e comunidades inovadoras, através da criação de programas, instituições e eventos de recorrência que agregam valores às comunidades e seus gestores.

Inscreva-se